www.rm.co.mz

A+ A A-

História da Rádio Moçambique

Classifique este item
(0 votos)
História da Rádio Moçambique Edifício-Sede da Rádio Moçambique em Maputo

A primeira emissão de rádio em Moçambique foi transmitida no dia 18 de Março de 1933, por iniciativa dum grupo de entusiastas. Funcionando em pequenos períodos de emissão, e por decisão do Governo da época, esta Estação Emissora foi designada de Grémio dos Radiófilos da Colónia de Moçambique - GRCM.

A Rádio Moçambique foi criada a 2 de Outubro de 1975, ano da nacionalização dos órgãos de produção e emissão radiofónica então existentes em Moçambique.

No quadro das transformações introduzidas pela Constituição de 1990, foi aprovada a Lei n.º 18/91, de 10 de Agosto, conhecida por Lei de Imprensa, a qual estabelece, no n.º 1 do seu artigo 11, que a radiodifusão nacional integra o sector público da Imprensa. Tendo em conta o novo contexto político e legal, foi necessário adequar a estrutura, organização e funcionamento da Rádio Moçambique. Nestes termos, ao abrigo da Lei Lei n.º 17/91, de 3 de Agosto, a Rádio Moçambique é transformada em Empresa Pública dotada de autonomia financeira, administrativa e patrimonial.

A Rádio Moçambique conta com 836 profissionais (336 da area de produçao, 313 da area administrativa e 187 técnicos). Deste número, 667 sao do género masculino e 169 sao do feminino.

Faruco Sadique, é o actual Presidente do Conselho de Administração da empresa.

Cobertura nacional

No período entre 1995/2003 a Rádio Moçambique investiu na modernização da sua rede de emissores. Em onda média a área de cobertura no período diurno alargou de 20% para 64% do território e no nocturno para 100%, como resultado de uma potência instalada de 580 KW. Em frequência modulada a potência instalada era de 30 KW e a cobertura atingia 35% do território nacional.

Actualmente, em onda modulada, a cobertura da Rádio Moçambique atinge 26,1% do território nacional com uma potência instalada de 90,3 kw. Em onda média, a cobertura é cerca de 94,4% de dia e 100 % à noite, com uma potência instalada de 705 kw. O sinal da Antena Nacional é também captado por via satélite pelas Rádios Comunitárias que, por sua iniciativa, retransmitem diariamente os principais magazines informativos.

São dez (10) os centros de produção, cobertos por 42 estúdios de emissão, montagem, gravação musical e um estúdio auditório com capacidade para 200 pessoas. Trinta e um grupos geradores fornecem energia aos centos emissores e de produção sempre que há cortes de energia. A RM integra cerca 800 profissionais à escala nacional, entre jornalistas, locutores e outros ligados aos serviços técnicos, administração, finanças, publicidade e recursos humanos.

Linguas

A RM transmite em português (a língua oficial e de unidade nacional como é considerada, por permitir a comunicação entre os vários grupos linguísticos), em dezanove línguas bantu faladas no país - Ciyao, Cinyanja, Shimaconde, Kimwane,Ki swaili, Emakhwa, Ciutee, Cinyungwé,Elomwe, Echuwabo, Cisena, ndau, Cimanyka, Citshwa, Cibalke, Cicopi,Giitonga, Xichangane e Xirhonga - e, ainda, em inglês.

Canais

A Antena Nacional (em português) transmite em onda média a partir da Matola e em FM a partir de todas as capitais provinciais e Nacala. O projecto é a cobertura progressiva de todo o país. Canal generalista, a sua programação variada pretende alcançar os vários estratos da população, desde o operário, a mulher, o camponês, o jovem, a criança, o técnico, o intelectual.

A RM possui dez canais provinciais que transmitem nas línguas bantu locais e em português. Estes canais constituem um dos mais importantes veículos que mantêm vivas as línguas bantu em Moçambique, porque sistematicamente as registam sob forma escrita.

Os jovens urbanos também têm os seus espaços próprios na RM, através da Rádio Cidade da Beira e Maputo. Para os adeptos do desporto e como forma de contribuir para o desenvolvimento deste, há o canal RM Desporto. O Maputo Corridor Radio transmite em inglês para os residentes estrangeiros residentes em Moçambique e países vizinhos.

Modificado em
Login para post comentários

Rádio Online - A. Nacional

Emissor Provincial de Gaza

Emissor Provincial de Sofala

GLOSSÁRIO DE CONCEITOS POLÍTICO-SOCIAIS E DESPORTIVOS

Tempo

Error: Unable to set cache write permissions.
See file DOCUMENTATION


Weather data OK.
Maputo
27 °C

Breves

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção de Informação:  email: dinfoweb@rm.co.mz; Fixo 21 42 99 08, Fax 21 42 98 26 | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP - 2015. Implementado por mozclique.com

Login or Register

LOG IN

Register

User Registration