www.rm.co.mz

A+ A A-

Artigos

Domingo do 'El Classic': Confrontos históricos entre Real Madrid e Barcelona

Real Madrid e Barcelona protagonizam o maior clássico da Espanha este domingo (22 horas de Moçambique), no estádio Santiago Bernabéu. Para muitos, o 'El Clásico', como é conhecido, é o principal clássico da Europa e do Mundo.

alt

A rivalidade deste clássico vai além dos campos de futebol. O Real Madrid representa a realeza e o poder de Madrid, enquanto o Barcelona representa a cultura e o desejo de autodeterminação do povo catalão. Talvez, por isto, seja o clássico de maior rivalidade da Europa. Ambos se odeiam mais que os rivais da própria cidade - o Atlético de Madrid (Real Madrid) e o Espanyol (Barcelona).

A primeira partida entre Real Madrid e Barcelona aconteceu no dia 13 de maio de 1902, partida válida pela semifinal da antiga Copa de la Coronación - precedente da actual Copa do Rey. Na ocasião, os catalães venceram os merengues por 3 a 1.

A primeira polêmica fora dos relvados envolvendo as duas equipas aconteceu na década de 50, em 1953. Alfredo Di Stéfano negociava com o Barcelona, quando o Real Madrid atravessou a negociação. "Don Alfredo" acertou com os merengues, onde jogou por 11 anos (1953 à 1964) conquistando oito La Ligas, duas Copas Latina, cinco Champions League, uma Copa da Espanha e uma Copa Intercontinental. Com Di Stéfano, o Real Madrid viveu tempos de ouro, tornando-se uma das maiores equipas do mundo, e uma das mais difíceis de ser batida na época, deixando o seu rival, o Barcelona, para atrás.

Em 1968, a primeira polêmica no 'El Clásico' foi numa final de Copa. No Santiago Bernabéu, o Barcelona venceu o Real Madrid por 1 a 0 e se tornara campeão. O público madridista protestou atirando garrafas no campo, reclamando de um penalti não marcado a favor dos merengues. Por causa deste tumulto, a venda de garrafas dentro dos estádios espanhóis foi proibida.

Pouco mais de 30 anos depois, em 2000, foi a vez dos adeptos do Barça atirar objectos no relvado. O motivo do protesto foi a presença do português Luís Figo no estádio Camp Nou. Figo foi considerado ídolo por muitos adeptos do Barcelona, mas passaram a detestá-lo quando se transferiu para o Real Madrid.

Jogos históricos:

Maiores goleadas do Real Madrid:
+ No Santiago Bernabéu: 11 a 1, em 1942/43
+ No Camp Nou: 9 a 0, em 1951/52

Maiores goleadas do Barcelona:
+ No Camp Nou: 7 a 2, em 1950/51
+ No Santiago Bernabéu: 6 a 2, em 2008/09

Maior empate: 5 a 5, no dia 10 de janeiro de 1943, no estádio Camp Nou.

Barcelona e Real Madrid já se enfrentaram por 225 vezes. São 87 vitórias do Barça, 90 vitórias do Real e 48 empates. O Real marcou 379 vezes, contra 363 do Barcelona.

Rádio Online - A. Nacional

Emissor Provincial de Gaza

Emissor Provincial de Sofala

RM Desporto

Emissor Provincial de Nampula

Tempo

Error: Unable to set cache write permissions.
See file DOCUMENTATION


Weather data OK.
Maputo
29 °C

Breves

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção de Informação:  email: dinfoweb@rm.co.mz; Fixo 21 42 99 08, Fax 21 42 98 26 | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP - 2015. Implementado por mozclique.com

Login or Register

LOG IN

Register

User Registration