Rádio Moçambique

Switch to desktop

Artigos

Fifa está na África do Sul para investigar manipulação de jogos

 

alt

Uma delegação da Fifa chegou nesta quinta-feira à África do Sul para investigar o possível arranjo de partidas dentro de uma operação a nível internacional, conforme informou a Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA).

Em comunicado, a SAFA afirmou que o seu presidente, Kirsten Nematandani, recebeu a delegação, liderada por Chris Eaton, e que, nos próximos quatro dias, se reunirá com personalidades do futebol local para questionar sobre estes supostos arranjos.

Além disso, a Fifa terá acesso a todos arquivos da SAFA e a toda informação que possa ser relevante em referência a quatro amistosos disputados pela selecção da África do Sul dias antes da abertura da Copa do Mundo de 2010, da qual foram anfitriões.

A SAFA divulgou nesta quinta-feira que, após um exame detalhado, "a associação decidiu alocar novos árbitros em substituição dos oferecidos pela organização 'Football4U'" para dois jogos disputados contra a Dinamarca.

"Estamos a fazer tudo o possível para ajudar a resolver o problema a respeito dos jogos dos 'Bafana Bafana' e estamos a fazer todos os esforços para acabar com a corrupção no futebol da África do Sul, caso ela exista", disse Nematandani no texto publicado pela SAFA.

"Os nomes das pessoas que estão a colaborar com a Fifa na sua investigação não foram divulgados, e as sessões de controle serão realizadas a portas fechadas e sem câmeras para proteger a integridade do processo", acrescentou o comunicado.

A África do Sul é apenas a primeira escala dos emissários da Fifa, que continuarão a investigação em outros países da África meridional.

(Na imagem acima: Chris Eaton chefia delegação da Fifa que conversará com personalidades sul-africanas sobre arranjo de partidas/Foto: AP)

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Top Desktop version