Ministério sul-africano da Saúde vai lançar vacinação contra mpox

Publicado: 18/07/2025, 10:15
Categoria:

O Ministério sul-africano da Saúde diz vai lançar uma campanha de vacinação contra a mpox, para controlar a propagação da doença.

Num comunicado de Imprensa, as autoridades sanitárias sul-africanas expressam preocupação com o aumento gradual do número de casos de mpox confirmados em laboratório.

Os últimos dois casos foram registados nas cidades de Joanesburgo e Cabo, e referem-se a dois homens sem histórico de viagens.

Somente este ano, na terra do rand, já foram testados e confirmados dez de casos de mpox, facto que deixa as autoridades alarmadas.

O Ministério de Saúde da África do Sul diz ter recebido dez mil e quinhentas doses da vacina.   As autoridades reconhecem que este número de doses da vacina, alocadas para a África do Sul, é limitado por isso, as quantidades serão distribuídas em fases, priorizando os pontos críticos do surto e com base na disponibilidade da vacina.

O programa de vacinação será levado a cabo nas províncias de Gauteng, Cabo Ocidental e Kwazulu-Natal, que são, actualmente, as mais afectadas pela doença da mpox.

Nestas províncias foram seleccionadas algumas unidades sanitárias públicas, clínicas de viagem e provedores privados onde as pessoas interessadas vão tomar as vacinas.

O comunicado a que temos vindo a citar refere que a vacinação ajuda a controlar a disseminação desta doença que se pode prevenir e controlar, uma vez que os indivíduos vacinados são protegidos contra a infecção e o desenvolvimento de complicações graves.

Serão priorizadas as pessoas com maior risco de contrair o vírus, incluindo aquelas que tiveram contacto próximo com pessoas que testaram positivo, pessoas com múltiplos parceiros sexuais e viajantes com destino a áreas onde haja um surto da doença.

Vários países, incluindo a República Democrática do Congo, Nigéria, Uganda, Estados Unidos, Canadá e países europeus, utilizaram a vacina para controlar a propagação da mpox.

Recentemente, o governo de Moçambique disse que estava atento ao alastramento da doença no país.

Na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral os países afectados incluem Moçambique, África do Sul, Angola, República Democrática do Congo, Malawi, Tanzânia e Zâmbia. (RM Johannesburg)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram