Sobre nós

RÁDIO MOÇAMBIQUE – E. P.

Missão

Proporcionar um serviço público de radiodifusão que garanta ao cidadão o direito de se informar e ser informado, sem discriminação, além de contribuir para a promoção do progresso social, político e cultural dos moçambicanos, visando o reforço da unidade e identidade nacionais.

Visão

Ser uma rádio cada vez mais próxima do ouvinte e líder de audiência.

Valores

  • Rigor e profissionalismo  
  • Credibilidade
  • Ética e integridade
  • Inovação e modernidade
  • Orientada para o ouvinte
  • Valorização do cliente interno e externo

Breve historial da Rádio Moçambique

A Rádio Moçambique foi criada a 2 de Outubro de 1975, através do Decreto-Lei nº 16/75, como organismo do Estado. Ao abrigo do Decreto nº 18/94, de 16 de Junho, a Rádio Moçambique viria a ser transformada em empresa pública.

A RM foi criada pouco mais de três meses após a proclamação da Independência Nacional, com um mandato claro de contribuir no projecto de construção do Moçambique novo, educando, informando o povo e valorizando a cultura, a história, as tradições e os valores que representam e dignificam Moçambique e os moçambicanos.

A sigla da Rádio Moçambique (RM) é a mesma da República de Moçambique e de “do Rovuma ao Maputo”, os dois rios que delimitam o país, a norte e a sul.

A Rádio Moçambique – E. P. tem a sua Sede na cidade de Maputo, num emblemático edifício construído em 1931, e Emissores Provinciais em todas as capitais provinciais.

São órgãos da Empresa o Conselho de Administração, a Direcção Executiva e o Conselho Fiscal.

A RM transmite as suas emissões em português, inglês e em 19 línguas moçambicanas de origem bantu. Para além da Antena Nacional, da Rádio Cidade (em Maputo e Beira), do RM Desporto e do Maputo Corridor Radio (que difunde em língua inglesa), a estação pública de radiodifusão conta com dez Emissores Provinciais.

A Antena Nacional tem um perfil generalista, de vários assuntos e conteúdos – informação, formação, promoção e divulgação da história e da cultura moçambicanas; educação para os valores morais e sociais, abordados de maneira diferenciada e criativa, tendo em conta um auditório multifacetado. A música moçambicana está em destaque sua programação.

As Rádios Cidade (em Maputo e Beira) são canais temáticos e autónomos, virados para o público jovem das cidades de Maputo, Matola e Beira. Abordam diversos temas e incorporam serviços noticiosos e programas informativos.

O canal RM Desporto foi criado em 2003, com o objectivo de cobrir as realizações desportivas nacionais e internacionais. Ao longo destes anos tem-se verificado que a missão está a ser alcançada, estando o canal numa fase de expansão para todo o país.

As emissões do Maputo Corridor Radio iniciaram a 2 de Outubro de 1999, providenciando notícias e informação geral sobre o país, particularmente no contexto da região da África Austral. As informações versam uma gama de assuntos, desde a cobertura de alianças económicas e comerciais e de transportes da região, até ao serviço turístico da zona.

Os Emissores Provinciais têm uma programação variada em temas, usando maioritariamente as línguas moçambicanas. Os assuntos são tratados nos mais diversos formatos e estilos de programas.

Em termos de transmissão, a Rádio Moçambique – E. P. dispõe de uma rede de 11 emissores de Onda Média e mais de 60 emissores de FM (dados de finais de 2015), estando estes últimos instalados nas capitais provinciais e em sedes distritais e de postos administrativos.

As emissões da RM pode ser igualmente escutadas através da internet, no endereço www.rm.co.mz – 24 horas por dia.

A Rádio Moçambique – E. P. ostenta desde 3 de Junho de 2009 o selo Made in Mozambique.  

RM 46 Anos Construindo a Nação 

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram