Subiu para 11 o número de distritos afectados pela doença do mpox, conhecida por varíola dos macacos, no Malawi.
Além de Lilongwe que lidera a lista com 54 casos, seguido de Blantyre e Mangochi com 3 casos cada, agora a mpox chegou aos distritos de Ntcheu, Likoma, Nkhata Bay, Mzimba, Ntchisi e Karonga com um caso cada.
No total, o país está com um cumulativo de 68 casos da doença, dos quais, 41 são homens e 27 são mulheres.
De acordo com o comunicado do Instituto de Saúde Pública do Malawi, destes casos, 51 se recuperaram e já receberam alta hospitalar, e os 14 restantes estão sob cuidados clínicos, sendo dois em isolamento hospitalar em Lilongwe, e 12 em isolamento domiciliar.
Dados clínicos, indicam que 913 contactos foram identificados para o rastreio da doença.
A disseminação contínua de casos de Mpox ocorre num momento em que os partidos políticos intensificaram os seus comícios de campanha eleitoral, antes das eleições gerais de 16 de Setembro próximo.
O director executivo da Rede de Equidade de Saúde do Malawi, George Jobe, alertou que este número crescente de casos deve enviar uma mensagem forte aos malawianos sobre a necessidade de garantir que todos estejam aderindo às medidas preventivas da varíola.
Chamou ainda atenção, para a observância do distanciamento social, para àqueles que estão envolvidos em campanhas eleitorais.
Por seu turno, o secretário-chefe do Ministério da saúde, Samson Mndolo, assegurou que o pelouro, intensificou a busca de casos, o rastreamento de contactos e o monitoramento para detectar casos suspeitos precocemente.
O Malawi registou os seus três primeiros casos e uma morte vítima da mpox, em Abril deste ano. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.