Já se encontram na província de Sofala dezasseis dos vinte e três moçambicanos que tinham sido levados em Março a Laos, país asiático vizinho do Vietname, com promessas de emprego.
O voo que trouxe os 16 jovens, que estiveram por um período em campos de detenção no Laos, aterrou na tarde desta sexta-feira na cidade da Beira.
Falando na recepção dos repatriados, o chefe de Unidade de Gestão da Migração dos escritórios da Organização Internacional das Migrações, em Sofala, Stefan Matet, disse estarem em curso uma investigação para localização dos desparecidos.
“ Isto mostra a cooperação internacional sobre questões de Migração. Portanto, hoje estamos a testemunhar o regresso de dezasseis nossos concidadãos que tinham sido traficados. Vamos providenciar a estes nossos concidadãos que foram vítimas de tráfico, a devida dignidade “, disse.
O processo de repatriamento foi desencadeado pelos governos de Moçambique, do Vietname e pela Organização Internacional das Migrações.
Segundo as autoridades, decorrem trabalhos para o regresso dos restantes moçambicanos, cujo paradeiro ainda não é conhecido. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.