O Presidente da República, Daniel Chapo, anuncia o Momento Nacional de Oração pela Paz para 28 de Agosto corrente, apelando a participação de todos os cidadãos.
A iniciativa prevê que às 18h00 [hora de Moçambique] do próximo dia 28, os moçambicanos observem cinco minutos de silêncio e recolhimento espiritual, como símbolo de unidade nacional e compromisso com a paz duradoura.
Falando em Maputo numa audiência concedida à iniciativa “Moçambique Primeiro” promovida pelo Conselho Cristão de Moçambique (CCM) e Igreja Evangélica Africana, Chapo elogiou o papel dos líderes religiosos na promoção da unidade.
Na ocasião, destacou que colocar Moçambique acima das diferenças étnicas culturais, religiosas e políticas é essencial para alcançar a paz, reconciliação e desenvolvimento do país.
“ Colocar realmente Moçambique em primeiro lugar e depois vir o resto, tenho a certeza absoluta que será fácil o processo de paz e reconciliação que todos nós queremos para a estabilidade política económica e social do nosso país e consequentemente a segurança e a paz que são as condições fundamentais para desenvolvimento do país. Não há nenhum país do mundo que possa desenvolver sem paz e segurança. A paz e a segurança que estamos a falar aqui, não é só o calar das armas; as armas podem calar do Rovuma ao Maputo mas se a violência continuar, o ódio continuar, não haverá paz “, disse.
O Presidente da República também anunciou planos para criar um Conselho Religioso Nacional, reforçando o diálogo com a sociedade para consolidar a paz e coesão social em Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.