10 mortos e 44 feridos em consequência de mau tempo no Malawi

Publicado: 17/11/2021, 22:05
Categoria:

Tempestade acompanhada por chuva intensa e relâmpagos faz 10 mortos, 44 feridos e deixa mais de  seis mil famílias sem-abrigo, no Malawi.

 

Os óbitos foram provocados por descargas atmosféricas e desabamento de casas, cujo número está ainda por contabilizar.

O porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres no Malawi, Chipiliro Khamula, que deu a conhecer o facto disse que os estragos registaram-se com maior incidência nos distritos de Mangochi, Kasungu, Lilongwe, Chiradzulu, Mulanje, Mchinji, Nkhat Bay, Nsanje, Balaka, Ntcheu e Phalombe. 

Segundo Khamula, neste momento o departamento de gestão de desastres está a prestar apoio em víveres a 4.020 famílias.

A fonte disse que brevemente a ajuda vai abranger as famílias afectadas pelo fenómeno natural.

O Departamento de Gestão de Desastres do Malawi, está a mobilizar recursos para a instalação de quatro armazéns em locais estratégicos do país, para reposicionar material para primeiros socorros e alimentos.

 Os armazéns serão instalados em Mzuzu, Mangochi, Bangula em Nsanje e Karonga ou Chitipa.

Na semana passada, o Departamento de gestão de desastres naturais veio a público informar que necessita de trinta milhões de dólares para prestar assistência humanitária a 1,5 milhão de pessoas na iminência de insegurança alimentar.

O valor destina-se à aquisição de trinta e cinco mil toneladas de milho, em transferências monetárias directas às famílias afectadas e logística para o pessoal de apoio.

O Malawi é afectado por desastres naturais em todos os anos, especialmente durante a estação chuvosa. ( RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram