2022, o ano em que a guerra voltou à Europa e a Covid e mpox 'assustaram'

Publicado: 31/12/2022, 19:38
Categoria:

Fique a par dos artigos da secção Mundo mais lidos pelos leitores do Notícias ao Minuto, em 2022.
No rescaldo de dois anos atípicos a nível (nacional e) internacional, devido à pandemia da Covid-19, o ano de 2022 trouxe novos desafios, entre eles a ofensiva militar russa na Ucrânia, cujos efeitos continuam a fazer-se sentir por todo o globo.
Sem tréguas à vista, a guerra na Ucrânia 'pinta' o leque de artigos mais lidos no panorama internacional do Notícias ao Minuto, passando por atos de amor e de resiliência, até à tragédia associada ao conflito. Um dos alvos dessa tragédia foi Iryna Filkina, vítima do massacre em Bucha, cuja fotografia das unhas vermelhas com um coração no dedo médio 'correu' o mundo e chamou à atenção para os alegados crimes de guerra cometidos pelo regime do presidente russo, Vladimir Putin, naquele país, desde o dia 24 de fevereiro.
Na mesma linha, o estado de saúde do líder russo captou a curiosidade dos leitores do Notícias ao Minuto, à medida que a população se insurgia contra a ofensiva militar na Ucrânia. Na verdade, face ao anúncio da mobilização de tropas na reserva e das ameaças quanto ao uso de armas nucleares na Ucrânia, também a China, aliada da Rússia, mudou de tom, colocando em causa as motivações de Putin.
Contudo, nem só de guerra se fez o ano de 2022. A disseminação da doença Monkeypox - agora denominada de 'mpox', de modo a evitar uma linguagem racista e estigmatizante - fez soar os alarmes um pouco por todo o mundo, dada a experiência com o SARS-CoV-2. Apesar do balanço positivo, as autoridades de saúde continuam a monitorizar a epidemia, aconselhando a vacinação dos grupos mais vulneráveis.
Entre os diversos atos eleitorais que ocorreram em 2022, as eleições no Brasil, que ditaram a vitória de Lula da Silva contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, são aquelas que se encontram representadas nas peças de carácter internacional com mais leitores no Notícias ao Minuto, abrindo a porta para os 'novos ventos' que o ano de 2023 trará.
As 10 notícias de Mundo mais lidas de 2022:
• Nova Zelândia. Primeira-ministra cancela casamento e põe país em alerta
• AO MINUTO: Avião militar cai junto a Kyiv; UE garante dificultar invasão
• Russos abandonam o país. "Não tenciono lutar nesta guerra"
• Quem era Iryna? A mulher das unhas vermelhas encontrada morta em Bucha
• Britânico acolheu refugiada ucraniana em casa e acabaram por apaixonar-se
• "Dá medo, muito medo". Dermatologista descreve casos de Monkeypox
• Alemanha aconselha população a armazenar comida e bebida para 10 dias
• Imprensa oficial chinesa muda de tom após chantagem nuclear de Putin
• Bolsonaro fica em silêncio após ameaça de Lula e toca-lhe no ombro
• Putin sofre queda em escadas e aumenta especulação sobre saúde. (RM /NMInuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram