Caso Cyril Ramaphosa: Painel Independente de investigação entrega relatório

Publicado: 30/11/2022, 9:40
Categoria:

O Painel Independente que investiga o caso de roubo de avultadas somas de dinheiro, na fazenda do presidente Cyril Ramaphosa, entrega seu relatório na manhã desta quarta-feira ao parlamento sul-africano.

Reina muita expectativa em torno do que vai dizer o painel independente sobre se há ou não matéria para o início ou não do processo que pode culminar com o afastamento de Ramaphosa do cargo de chefe de estado.

Em bom rigor, o futuro político de Cyril Ramaphosa, que almeja mais um mandato, na direcção do Congresso Nacional Africano, passa por este relatório. As eleições internas estão agendadas para a conferência nacional do ANC, que arranca dia dezasseis de Dezembro próximo.

Devido ao interesse público em torno do relatório e sobretudo depois de o prazo de entrega ter sido alargado por mais treze dias, o Painel decidiu que a cerimónia desta manhã seja pública.

Curiosos ficaram ainda os sul-africanos, esta terça-feira, quando a polícia de elite e de investigação criminal anunciou que obteve sessenta e oito declarações em conexão com o caso de roubo de dinheiro, na fazenda de Phala Phala. Esta unidade da polícia assegurou que as investigações deste caso ainda continuam.

No passado, Jacob Zuma sobreviveu a processos de destituição, no caso de uso indevido de dinheiro para as obras da sua casa em Nkandla, mas num formato diferente deste.

Com base na mudança de regras, é a primeira vez que se estabelece um painel independente. No entanto lá mais adiante serão necessários dois terços para fazer avançar o processo, em caso de necessidade.

O maior partido na oposição, a Aliança Democrática, já disse que vai pressionar para o estabelecimento de uma comissão ad-hoc do parlamento para investigar o assunto, caso o painel independente não recomende nenhuma acção contra Cyril Ramaphosa.

Este sempre disse que não violou nenhuma lei (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram