Aproximação Tempestade Freddy: INGD em Inhambane reitera apelo a população para se manter em locais seguros

Publicado: 23/02/2023, 8:59
Categoria:

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em Inhambane, reitera o apelo a população para se manter em locais seguros face a aproximação de Tempestade Tropical Freddy.

O fenómeno deverá entrar para o país, justamente a partir da zona norte de Inhambane.

O ciclone Freddy atingiu o Canal de Moçambique, na tarde de ontem, prevendo-se a sua intensificação para Tempestade Tropical Moderada.

O mesmo Sistema vai intensificar, gradualmente, até atingir a costa moçambicana no estágio de Tempestade Tropical Severa, com chuvas muito fortes e ventos com rajadas até 160 quilómetros por hora, nas províncias de Sofala, Manica e Inhambane. Segundo projecções actuais, o seu epicentro será a província de Inhambane, entre os distritos de Inhassoro e Vilankulo, no final da tarde desta quinta-feira.

Com a aproximação do ciclone na costa moçambicana, os habitantes de Vilankulo, recordam com preocupação a passagem do ciclone Flávio que fustigou a região em 2007, deixando para trás enormes prejuízos em infra-estruturas públicas e sociais.

Para minimizar o impacto dos efeitos do ciclone Freddy, os residentes dos distritos de Inhassoro, Govuro e Vilankulo, estiveram no últimos dias envolvidos no reforço dos tectos das suas residências, para conferir resiliência.

O directo Regional Sul do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Cândido Mapute, assegura que a instituição está pronta para dar cobro a situação de possíveis vítimas do temporal.

 “Estamos também a falar com os operadores turísticos, que é para abrirem espaço para o acolhimento das famílias, sobretudo as mais vulneráveis, para que no período antes da vigência do ciclone, possam ser acolhidas. Logo depois de terminar o ciclone, o governo vai tomar as medidas subsequentes pós-ciclones“,  disse.

O director da Electricidade da Moçambique, Área de serviço ao cliente de Vilankulo, Emílio Joaquim, indicou existir material e técnicos prontos para intervir em caso de estragos na rede.

 Emílio Joaquim reitera o apelo aos clientes para evitar mexer cabos eléctricos durante a vigência do ciclone.

 “” Temos colegas posicionados em cinco distritos, Vilankulo, Inhassoro, Mabote, Govuro e Machanga, para questões de emergência em. Temos um gerador, back-up a diesel de 400 kVA, aqui em Vilankulo, para casos de apagão, para ao menos conseguirmos alimentar o centro da cidade. Não podem tocar qualquer fio condutor caído e manter todo o equipamento desligado das tomadas “, afirmou. (RM)  

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram