O governo necessita de cerca de dois ponto três biliões de dólares para prover energia a cerca de três milhões e setecentas mil famílias moçambicanas.
A iniciativa enquadra-se no projecto de acesso universal à energia para todos no período compreendido entre 2025 e 2030.
Segundo o Ministro das Recursos Minerais e Energia, espera-se que até ao final do quinquénio, seja cumprida a meta de oitenta e oito por cento.
Estevão Pale explicou que neste momento o governo desdobra-se em acções de busca de financiamento para a electrificação, no país.
“O problema de fundo é de facto o financiamento. Estamos à procura, estamos a bater portas, temos o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, estamos a trabalhar num programa chamado COMPAC. Estivemos em Washington há poucas semanas e isso tem que ser um esforço combinado também com o sector privado, porque algumas áreas teremos que rectificar, dentro da rede nacional e fora da rede nacional, através do FUNAE e outras instituições, para termos sistema isolados, de do garantir que efectivamente possamos atingir este desiderato “, disse.
O ministro das Recursos Minerais e Energia considera que as energias renováveis jogam um papel fundamental para o cumprimento do acesso à energia no país.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.