Mais de cinco mil pessoas acompanharam o início do conclave através de um ecrã gigante instalado na Praça de São Pedro.
Entre fiéis emocionados enquanto rezam e turistas curiosos, na expectativa de assistir a um momento histórico, foram cinco mil as pessoas que assistiram, num ecrã gigante instalado na Praça de São Pedro, no Vaticano, esta quarta-feira, ao início do conclave de onde sairá o sucessor do Papa Francisco.
Após a eucaristia da manhã, presidida pelo decano dos cardeais, Giovanni Re (que não participa no conclave por ter 91 anos), os eleitores recolheram à casa de Santa Marta e depois regressaram pelas 15h30 locais à Basílica de São Pedro.
Posteriormente, em procissão, dirigiram-se à Capela Sistina, onde fizeram novo juramento de sigilo, perante os pares e com as mãos sobre o evangelho.
Entretanto, os 133 cardeais eleitores fecharam-se, pela primeira vez, na Capela Sistina, para iniciar o conclave eleitoral que vai escolher o 267.º Papa da Igreja Católica.
Caso o novo Papa não seja eleito no primeiro dia, as votações seguirão em dois turnos pela manhã e dois à tarde nos próximos dias, até que um dos cardeais alcance pelo menos dois terços dos votos — ou seja, 89 votos. Assim que esse número for atingido, a fumaça branca será o sinal de que a Igreja tem um novo líder.
Este é o primeiro conclave desde 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi escolhido e adotou o nome de Francisco. A atenção do mundo está voltada para o Vaticano, enquanto os fiéis aguardam, com fé e expectativa, o anúncio do novo Papa, que guiará mais de 1,4 bilhão de católicos em todo o planeta. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.