Moçambique é agora o maior produtor de hidroelectricidade, desempenhando um papel fundamental como fornecedor de energia aos países vizinhos da África Austral.
A informação foi anunciada na manhã de hoje pelo Presidente da República, Daniel Chapo, na cerimónia de abertura da XI Conferência sobre Mineração e Energia (MMEC) que decorre na capital do país, sob o lema “Investir numa nova era, transformar recursos naturais para impulsionar a industrialização e integração regional”.
O Chefe do Estado reiterou que na África Austral, Moçambique além de ser um importante “player” no gás natural, os países vizinhos beneficiam de parte considerável da geração proveniente da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e das mini-hídricas da Electricidade de Moçambique (EDM) para fornecer à África do Sul, Botswana, Eswatini, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe.
“Moçambique tem potencial de alcançar outros países da região através da pool energética da África Austral, atendendo aos adventos da sustentabilidade climática, adopção de soluções de geração de energia limpa com recurso a solares e eólicas”, destacou.
Disse ainda que a integração regional jamais será bem-sucedida enquanto “não conseguirmos prover energia em quantidade e qualidade suficiente para os “nossos países e povos, um factor de produção fundamental para a indústria, com impacto na geração de empregos, principalmente para os jovens, que constituem a maioria da população do continente e os mais impactados pela situação actual da pobreza e exclusão”. (RM /NOTÍCIAS)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.