Milhares de fiéis da Igreja Católica são esperados, este sábado, em orações no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no município da Namaacha, província de Maputo, no âmbito da peregrinação anual que desta vez coincide com os 108 anos da aparição da Nossa Senhora de Fátima.
Os fiéis representam 43 paróquias da Arquidiocese de Maputo, incluindo algumas comunidades das províncias de Gaza e Inhambane, que durante dois dias vão rezar pela restauração da paz efectiva em Moçambique.
Uma fonte da Arquidiocese de Maputo disse que “A peregrinação é um momento de oração, de penitência que deve nos conduzir a uma conversão profunda. É no espírito de uma profunda oração que nos leva a uma verdadeira conversão de vidas que recomendamos aos nossos peregrinos para que vivam a peregrinação com o terço na mão, o nome de Maria e o canto de misericórdia de Deus no coração, para que possamos viver e caminhar unidos, conhecendo-nos como irmãos".
Entretanto, a Arquidiocese de Maputo, apela aos automobilistas para uma condução prudente ao longo da Estrada Nacional número dois (EN2) à Namaacha, bem como na observância da ordem e respeito na celebração.
A peregrinação deste ano ocorre num momento em que o país se prepara para celebrar, a 25 de Junho próximo, 50 anos da Independência nacional
Reza a história que o Santuário da Namaacha foi o primeiro de África, dedicado à Nossa Senhora de Fátima. O empreendimento foi erguido em 1942 por ocasião dos 25 anos das aparições de Fátima e inaugurado a 29 de Agosto de 1942.
De referir que anualmente, milhares de peregrinos das arquidioceses de Maputo, Gaza e Inhambane deslocam-se àquele local para celebrar este feito, momento que tem contado também com crentes de países vizinhos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.