Malawi: Chakwera acusado de indultar cidadãos chineses condenados por crime contra a vida selvagem

Publicado: 09/07/2025, 11:43
Categoria:

Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, enfrenta duras críticas por indultar dois cidadãos de nacionalidade chinesa, condenados pelo crime contra a vida selvagem.

Os dois cidadãos chineses, são Lin Yunhua e sua esposa, Qin Hua Zhang, que lideravam um sindicato de tráfico de vida selvagem que operava no sul de África.

Zhang e Lin, que foram condenados após terem sido flagrados na posse de pontas de marfim, dentes de hipopótamo e chifres de rinocerontes, estavam a cumprir penas de 11 e 14 anos de prisão respectivamente.

Lin está actualmente em prisão preventiva por estar a enfrentar um outro crime de corrupção, enquanto que Zhang já deixou o Malawi, logo após ter recebido o perdão, de acordo com o jornal inglês The Telegraph.

A decisão de indultar estes dois chineses, provocou indignação pública, com a Natural Resources Justice Network exigindo a reversão da decisão como forma de desencorajar estes actos criminosos.

A rede, um consórcio de 45 organizações da sociedade civil no Malawi, pediu ao governo que divulgasse os relatórios do comité de perdão para garantir transparência e coibir os excessos do executivo.

Para esta agremiação, o perdão concedido a estes dois criminosos, anula o esforço corajoso que levou a condenações respeitáveis ​​em 2021, enfraquece as obrigações da Lei de Parques Nacionais e Vida Selvagem e da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Considera ainda que isto, irá enfraquecer as salvaguardas da anticorrupção, além de expor a flora e a fauna à novas ameaças.

Mas o secretário-chefe do ministério da segurança interna, Steven Kayuni, disse que os presos libertados atendiam aos requisitos das Directrizes para Concessão de Perdão a Prisioneiros Condenados e demonstraram boa reforma comportamental enquanto cumpriam suas penas.

Segundo Kayuni, apenas pessoas com comportamento criminoso reincidente, condenadas por assassinato, homicídio culposo, incêndio criminoso, roubo à mão armada, roubo com violência, arrombamento, estupro, profanação e crimes contra pessoas com albinismo e com deficiência é que não são elegíveis para este indulto. (RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram