O Presidente da República, Daniel Chapo, diz que Moçambique tem vindo a registar progressos assinaláveis na redução da mortalidade infantil.
A taxa de mortalidade passou de 201 mil para 60 mil nados mortos entre 1997 e 2022.
Daniel Chapo divulgou os dados, esta terça-feira, no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano, em Maputo, durante a cerimónia oficial de abertura do Fórum Global sobre Inovação e Acção para Imunização e Sobrevivência Infantil 2025.
“Em Moçambique também temos vindo a registar progressos assinaláveis na redução da mortalidade infantil. Estes ganhos são resultado de décadas de investimentos estruturantes na área da saúde materno- infantil, a chave do nosso Plano Quinquenal do Governo 2025/2029. Com efeito, o nosso governo tem vindo a implementar um conjunto de acções visando expandir o acesso aos serviços de saúde materno infantil com foco na redução da mortalidade infantil “, disse.
O Presidente da República sublinhou que esta redução resulta de investimentos estruturantes que o governo tem estado a fazer nas últimas décadas.
O Fórum Global sobre Inovação e Acção para Imunização e Sobrevivência Infantil 2025 é um evento organizado pelos Governos de Moçambique, Serra Leoa e da Espanha, parceiros internacionais e multilaterais, visando discutir as principais estratégias e desafios para a acelerar a redução da mortalidade infantil no mundo, em geral, e nos países em desenvolvimento, em particular.
O evento conta com a presença de representantes de 29 países provenientes de todo o mundo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.