Ministros da Saúde e altos representantes de dez Estados-membros da África Austral, incluindo Moçambique, emitem um renovado apelo à acção colectiva sobre o financiamento da saúde, a resiliência climática e a preparação para surtos.
O repto, foi lançado na cidade de Lilongwe no decurso da 4. ª Reunião de Alto Nível do Comité Director Ministerial Regional da África Austral, onde os Estados-Membros reafirmaram a sua determinação em alargar a implementação da Iniciativa de 2 Milhões de Agentes Comunitários de Saúde da União Africana, promover a Agenda de Lusaka sobre o Financiamento da Saúde e reforçar os sistemas regionais de saúde pública.
Os países da África Austral disseram estarem prontos para transformar compromissos em acções, com uma renovada solidariedade e vontade política.
Durante dois dias de deliberações, os participantes afirmaram com veemência a urgência da liderança colectiva e da unidade regional para promover a segurança sanitária.
O director-geral dos Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças, Jean Kaseya, , apelou a investimentos transformadores para garantir o futuro da saúde em África, que deve ser moldado pelos seus líderes, para o bem do povo.
A ministra da saúde do Malawi, Khumbize Chiponda, afirmou que a reunião ofereceu uma plataforma importante para os delegados trocarem ideias, partilharem lições e desenvolverem estratégias ousadas sobre a segurança sanitária, o impacto das alterações climáticas na saúde e o reforço da colaboração regional em questões relacionadas com a saúde.
Vários resultados importantes foram adoptados, que irão moldar a trajectória da saúde na região, como a visão do "Livro Verde" do Centro de controlo de doenças da África, um pacto continental que visa repensar o financiamento, a governação e a prestação de serviços de saúde.
A reunião foi convocada sob o lema: "Uma Região, Uma Saúde, Um Futuro", reafirmando o compromisso colectivo da região com a protecção da saúde da sua população.
O Comité Director Ministerial Regional da África Austral, é uma plataforma vital para os países alinharem as prioridades regionais e promoverem a agenda de saúde continental, numa altura em que a África Austral enfrenta crescentes ameaças à saúde relacionadas com o clima, surtos persistentes de doenças e crescentes exigências sobre os sistemas de saúde da linha da frente. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.