Em Nampula, perto de trezentas mil pessoas, maiores de cinco anos de idade, dos distritos de Mossuril e Nacala-a-Velha serão vacinadas contra a filaríase linfática; uma iniciativa o sector de saúde e parceiros.
Para o efeito, foi lançada oficialmente a campanha, esta quinta-feira no distrito de Mossuril, onde para além das autoridades moçambicanas estiveram presentes entidades das Repúblicas do Malawi, Tanzânia, Quénia, Mali, Uganda e Nigéria.
O administrador de Mossuril, Hélio Rareque, exortou a população a aderir ao processo como forma de valorizar os esforços, não só do governo como também dos parceiros que trabalham no combate a vários males.
Na província, os distritos de Mogovolas, Murrupula, Monapo, Eráti, Nampula, são os mais endémicos à filaríase linfática. Estão fora da lista os distritos de Angoche, Larde e Malema.
A filaríase linfática em Moçambique é uma doença endémica, com alta prevalência em 103 distritos do país, especialmente nas regiões Norte e Centro.
A doença, também conhecida como elefantíase, é causada por vermes transmitidos por mosquitos e pode levar a inchaços dolorosos em membros, testículos e seios.
A filaríase linfática, assim como as outras consideradas tropicais negligenciadas, não são principais causadoras das mortes nas comunidades, mas são principais factores, para a discriminação e estigmatização. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.