O Japão vai financiar a visão de Moçambique de desenvolver projectos com impacto regional, com destaque para o desenvolvimento do Corredor de Nacala que liga o país ao Malawi, Zâmbia e sul do Congo e construção de centrais eléctricas.
A intenção do Japão de financiar a visão de Moçambique foi manifestada no encontro bilateral entre o Presidente da República, Daniel Chapo e o Primeiro Ministro nipónico, Shigeru Ishiba, realizado em Yokohama no âmbito da TICAD 9.
O Estadista moçambicano deu esta informação durante o balanço da participação de Moçambique na TICAD 9.
Daniel Chapo destaca que o balanço da visita ao Japão é positivo e explica.
Posto isto, Moçambique ficou com o desafio de elaborar uma matriz e plano de acção para o seguimento dos resultados alcançados no âmbito da participação na TICAD 9, anunciou o Presidente da República.
Daniel Chapo disse ainda que a matriz e o plano serão apresentados numa reunião a ter lugar nos próximos dias, em Maputo, com todos os parceiros ligados à Moçambique, incluindo a Agência Japonesa para a Cooperação Internacional, JICA, e a Embaixada do Japão.(X)
Reportagem: Orlando Ngovene, enviado especial da RM ao Japão
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.