Malawi recebeu, esta terça-feira, o primeiro lote de boletins de voto para a eleição geral do próximo dia 16 de Setembro.
A recepção das remessas de acordo com a Comissão Eleitoral, está a ser feita por fases devido à grande quantidade de materiais necessários para este escrutínio.
O segundo lote dos boletins de voto, poderá chegar no país esta quinta-feira para o dia seguinte, ou seja, sexta-feira, receber a última quantidade.
A presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, garantiu que o órgão está a trabalhar dentro do seu calendário para assegurar que todos os materiais eleitorais sejam entregues dentro do prazo estabelecido.
Annabel Mtalimanja, deu a conhecer que todo o material a ser usado nas Assembleias de Voto, será enviado para os respectivos centros até 15 de Setembro, portanto, um dia antes da eleição.
Presenciaram o acto da chegada deste primeiro lote de boletins de voto, a Comissão Eleitoral, mandatários dos partidos políticos, observadores nacionais e internacionais, membros do governo, Forças de Defesa e Segurança, entre outros.
Entretanto, o Tribunal Superior do Malawi suspendeu a intimação do Gabinete Central de Combate à Corrupção, ao vice-presidente do país, Michael Usi para responder em 24 horas a um interrogatório e apresentar provas documentadas sobre as alegações de corrupção de altos quadros do governo que ele vem fazendo durante sua campanha eleitoral.
A ordem do tribunal ocorre após Usi ter recorrido àquela instância judicial, solicitando uma revisão contra a decisão do director-geral do Gabinete Central de Combate à Corrupção, Hilary Chilomba.
Ao proferir a decisão, o juiz da Suprema Corte Redson Kapindu observou que, embora o Gabinete Central de Combate à Corrupção tenha autoridade para investigar tais actos, não deve agir como se a alegação feita pelo vice-presidente tivesse causado uma emergência nacional que precisasse ser resolvida dentro de 24 horas.
O Tribunal ordenou igualmente que nem o gabinete central de combate à corrupção ou qualquer outra agência de aplicação da lei, devem amordaçar o vice-presidente durante este período eleitoral a se expressar sobre o assunto por meio de ameaças de estar a cometer um crime. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.