
Arrancou, esta terça-feira, no Hospital Central de Nampula uma campanha de tratamento de Fístulas Obstétricas, numa iniciativa coordenada pela Associação Fistula Fundation em parceria com o Ministério de Saúde.
Pretende-se com a iniciativa melhorar a saúde da mulher e da rapariga e restituir a integridade física, auto-estima e dignidade para a reintegração na família e na comunidade.
O representante da Focus Fistula, o médico-cirurgião, Igor Vaz, referiu que muitas mulheres e raparigas padecem de fístulas em consequência de partos extra-hospitalares, principalmente, em zonas suburbanas.
“ Nós, numa das últimas campanhas, vieram cento e setenta mulheres e conseguimos operar cem. Vamos ver desta vez. Vamos tentar operar o máximo possível para resolver o problema. Não é só o número, mas é o número de mulheres que ficam bem. A fístula é uma doença prevenível, portanto, nós nem devíamos estar aqui. As mulheres têm que ir à consulta pré-natal. A enfermeira de saúde materna tem capacidade de ver quais são os casos complicados, mandar para os hospitais que têm capacidade para resolver os problemas “, disse. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.