O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige hoje, em Maputo, a cerimónia de lançamento da Fase de Auscultação Pública Nacional e na Diáspora em Torno do Diálogo Nacional Inclusivo, refere um comunicado recebido na nossa redacção.
A escolha da data resulta do consenso alcançado entre o Governo e os partidos políticos signatários do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, no dia 15 de Agosto último, após mais uma sessão de trabalhos destinada a consolidar entendimentos em torno da condução do processo.
A fase que ora se inicia, segundo o documento, prevê a participação alargada da sociedade civil, partidos políticos, academia e diversos estratos sociais, abrangendo o nível distrital, provincial, central e ainda as comunidades moçambicanas residentes no exterior do país.
Segundo o comunicado, o processo representa um marco fundamental para a consolidação da democracia, da coesão social e da paz em Moçambique, ao criar um espaço de participação inclusiva que visa garantir que as vozes de todos os cidadãos, dentro e fora do território nacional, sejam ouvidas na construção de soluções partilhadas para o futuro do país.
Esta primeira auscultação pública vai colher ideias da sociedade civil, dos partidos políticos e académicos sobre as matérias em discussão, tal como anunciou, esta terça-feira, o Presidente da Comissão Técnica para Diálogo Nacional Inclusivo, Edson Macuácua.
“A segunda etapa será de sistematização de todo o material que terá sido recolhido durante os três meses que vai durar o processo de auscultação. A sistematização deste material, vai permitir a elaboração de propostas que na segunda etapa serão submetidas a um debate público nacional, de modo a recolher as contribuições das opiniões dos cidadãos sobre os diversos assuntos, objecto do diálogo”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.