Malawi: Chakwera agastado com "sabotagens" na cadeia de fornecimento de combustíveis

Publicado: 10/09/2025, 8:12
Categoria:

Presidente do Malawi afirma ser alvo de sabotagem por altos funcionários da Companhia Nacional de Petróleos, pelos recorrentes cortes na cadeia de fornecimento de combustíveis no país e pede desculpas públicas ao seu povo.

Os pronunciamentos de Lazarus Chakwera, foram feitos após o Malawi ter voltado a observar longas filas nas gasolineiras a partir da segunda-feira passada, face a escassez de combustível que o país está atravessar.

Num discurso à nação proferido a partir da cidade de Blantyre, Chakwera desvendou a existência de funcionários da companhia nacional de petróleos com interesses alheios, que conspiram secretamente em licitações, favorecendo contratos de fornecimento de combustíveis à empresas não certificadas.

Implorando perdão aos malawianos, o chefe de estado explicou que a actual crise, foi criada deliberadamente por este grupo de funcionários insensíveis que supostamente frustraram importações pontuais, com o objectivo de levar o povo a crer que sua administração, fracassou.

Chakwera prometeu expulsar estes funcionários que estão a cumprir uma agenda vinda fora do governo, pois a actual escassez de combustível que se assiste nestes derradeiros dias da corrida eleitoral, é o efeito de uma guerra que está a ser travada dentro do seu executivo.

Na sua comunicação, o presidente do Malawi também anunciou novos preços de fertilizantes, sendo que um saco de 50 kgs passará a custar 15.000 kwachas, 554 meticais, dos antigos 90. 000 kwachas, cerca de 3.300 meticais que eram aplicados aos 1.1 milhão de agricultores beneficiários do Programa de Insumos Agrícolas Acessíveis.

Para o grupo de agronegócio, e clubes de camponeses, um saco de 50 quilogramas de adubo custará 90.000 kwachas, cerca de 3.300 meticais, contra os antigos 160.000 kwachas, cerca de 5.900 meticais.

O presidente Lazarus Chakwera, também culpou alguns empresários corruptos que conspiram com um partido de oposição cujo nome não mencionou, para sabotar sua administração com a aplicação de altos preços de fertilizantes.

Em tom desafiador, Chakwera fincou que eles não vencerão esta luta. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram