A Governadora de Manica afirma que a decisão do governo de suspender toda a actividade de mineração no distrito de Manica visa salvaguardar a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Francisca Tomás anunciou que suspensão, que será por um período indeterminado, vai permitir que as 28 empresas e associações de mineradores que operam no distrito, se reorganizem.
Segundo a governante, a medida visa ainda garantir que no futuro, a exploração dos recursos minerais, particularmente no distrito de Manica, seja feita de forma sustentável, sem causar danos ao meio ambiente e poluir a água dos rios.
“Esta suspensão vai permitir que os leitos dos rios, onde haviam dragas, tenhamos que reorganizar para que o leito possa voltar por onde sempre passava. Porque deixarmos os leitos dos rios como estão, não vamos resolver a situação de como queremos, que mesmo que venha a chover, aqueles leitos que já estão todos desorientados, desviados, não vão poder permitir que a água possa correr normalmente; vão só empurrar o matope para a barragem de Chicamba”, disse.
Francisca Tomás falava, esta quarta-feira na sessão extraordinária do governo do distrito de Manica.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.