Comissão Eleitoral do Malawi assegura que está tudo a postos para a realização, esta terça-feira das eleições presidenciais, legislativas e dos governos locais.
A garantia foi dada pela respectiva presidente da Comissão eleitoral, numa declaração à imprensa.
Segundo Annabel Ntalimanja, todo material de votação já está alocado nos 229 círculos eleitorais do país, num processo que considerou ter sido transparente, pois os representantes de partidos políticos acompanharam toda a trajectória do material.
Na ocasião, Mtalimanja lembrou aos líderes religiosos, o seu papel crucial na promoção da paz e da unidade nacional, pregando mensagens de harmonia, tolerância e coesão nacional durante este período crítico.
Apelou aos partidos políticos e candidatos presidenciais para incentivarem os seus apoiantes a aderirem em massa às assembleias de voto e a aceitarem os resultados com dignidade e respeito.
Confissões religiosas, emitiram um comunicado conjunto pedindo aos crentes que permanecessem em oração antes, durante e depois da eleição.
Apelaram para que que se evite disseminar a desinformação, o suborno, intimidação ou violência e em vez disso, testemunhem a verdade e ajam com integridade.
Os líderes religiosos, pediram aos eleitores que se concentrassem em políticas realistas, verdadeiras e centradas nas pessoas, capazes de tirar a nação da pobreza, e que evitassem ser influenciados com base em afiliações tribais ou regionais.
O governo do Malawi, decretou tolerância de ponto para todo o dia, desta terça-feira. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.