Quatrocentas e nove pessoas morreram no primeiro semestre deste ano, em consequência de trezentos e vinte e seis acidentes de viação registados nas estradas moçambicanas.
Comparativamente a igual período do ano passado, os acidentes cresceram em cinco por cento e as mortes aumentaram em doze por cento,
A informação foi partilhada, esta terça-feira em Maputo, durante o Workshop Continental de coordenadores nacionais de dados de segurança rodoviária, que termina na próxima quinta-feira.
Segundo o presidente do Conselho de administração do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres, Nelson Nunes, para além da troca de experiências, o evento visa buscar soluções com impacto imediato para estancar os acidentes de viação no país.
“Temos o último relatório publicada há dois anos atrás e nessa base vamos avaliar o ponto de situação e o nível de recolha de dados das subcomissões a nível de cada país. Em concreto vamos passar também em revista a situação aqui em Moçambique, em particular, está a enfrentar neste momento e provavelmente iremos aparecer com algumas medidas concretas e o nível de apoio que nós também podemos ter a nível da União Africana, em termos de estudos com vista a estancar as sinistralidades “, disse.
Nelson Nunes fez saber que o encontro vai servir igualmente para a apresentação de propostas sobre as medidas a serem aplicadas aos transportadores que exercem actividades sem licença compatível. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.