Comissão eleitoral do Malawi, garante que o processo de votação arrancou sem sobressaltos, com as Assembleias de Voto a registarem maior adesão desde as primeiras horas desta terça-feira.
Como forma de dar maior transparência à este processo eleitoral, todas as 15.148 assembleias de voto funcionaram ao ar livre e as urnas foram abertas por volta das seis horas, tempo previsto para o início do exercício democrático, sendo que o processo esteve a decorrer na sua normalidade, caracterizado por um ambiente tranquilo, ordeiro e transparente.
O actual chefe de estado, Lazarus Chakwera, que também é candidato presidencial para a sua própria sucessão, chegou na Escola Primária Completa de Malembo na cidade de Lilongwe, por volta das 9 horas e 30 min, acompanhado pela sua esposa.
Observou todo o protocolo como cidadão, cumpriu a fila até a sua hora de votar ter chegado.
Exerceu o seu direito de voto e não fez nenhuma declaração à imprensa.
O vice-presidente do país, Michael Usi que é também candidato presidencial, votou na Escola Primária de Namatete em Chirimba, cidade de Blantyre, onde exortou os malawianos a aderirem ao processo.
Outro candidato presidencial é Dalitso Kabambe, que exerceu o direito de cidadania no centro de Chikumba, na cidade de Lilongwe onde expressou satisfação com a elevada participação eleitoral, descrevendo-a como uma demonstração do direito do povo de escolher os seus dirigentes.
Falando de manhã, em conferência de imprensa, a presidente da Comissão Eleitoral, saudou o urbanismo, a ordem e o sim que o povo malawiano deu ao processo eleitoral, principalmente no período da manhã.
São no total cerca de 7.2 milhões de eleitores, que têm pela frente 17 candidatos presidenciais e 1474 concorrentes à cargo de deputados da Assembleia da República.
É digno de nota a presença dos observadores da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, da União Europeia, COMESA e de outras organizações nacionais e internacionais. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.