Detidos, esta sexta-feira no Malawi, oito presidentes de mesas de voto, por alegada manipulação de resultados nas actas de apuramento parcial, a favor de um candidato presidencial da oposição.
A detenção dos oito suspeitos ocorrida no Centro de contagem de votos do distrito eleitoral de Nkhoma, em Lilongwe, foi feita após um destes, de nome Chikankha, ter tentado tirar a sua própria vida, por não ter cumprido o papel que lhe tinha sido confiado.
Este, telefonou ao seu colega, coordenador assistente daquele Centro de contagem, avisando-lhe não ter conseguido satisfazer o que lhe tinha sido incumbido, daí ter resolvido suicidar-se.
Quando alertada a polícia, que de imediato foi ao encontro de Chikankha, encontraram-no banhado em águas, lutando pela vida, numa barragem local, onde se tinha atirado.
Os agentes da polícia conseguiram resgatá-lo, estando neste momento internado numa das unidades sanitárias de Nkhoma.
Foi a partir daqui, que se revelou a existência de uma vasta rede de manipulação de resultados inquinando números a favor de um candidato da oposição, nos distritos de Mangochi, Chikwawa, Blantyre, Machinga e Rumphi, cuja investigações já estão em curso pela corporação.
A presidente da Comissão eleitoral do Malawi, Annabel Mtalimanja, sem desenvolver o assunto, apenas confirmou a tentativa de suicídio, tendo assegurado que os detidos já foram substituídos.
A comandante-geral da polícia malawiana, Merlyne Yolamu, escusou-se a dar muitos detalhes, para alegadamente não distorcer as investigações em curso.
Na noite desta sexta-feira, o partido Malawi Congress Party que é liderado pelo candidato presidencial, Lazarus Chakwera, chamou a imprensa, e denunciou a existência de uma série de actas com números manipulados a favor de um concorrente.
Vitumbuko Mumba, que concorre ao cargo de vice-presidente do país ao lado de Lazarus Chakwera, trouxe evidências de actas assinadas, onde o número de votos atribuído a um certo candidato presidencial, ultrapassava largamente o total de eleitores inscritos.
O Partido do Congresso do Malawi, diz ter remetido junto da Comissão eleitoral uma reclamação sobre este alegado crime eleitoral. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.