Malawi: Partido MCP de Chakwera perde 40 assentos a favor do DPP do candidato vencedor Peter Mutharika

Publicado: 01/10/2025, 21:39
Categoria:

Partido do Congresso do Malawi, (MCP), liderado por Lazarus Chakwera, perde 40 assentos na Assembleia da República, a favor do Partido Democrático Progressista (DPP), que viu seu candidato presidencial Peter Mutharika vencer as últimas eleições.

Dos 40 candidatos `derrotados ao cargo de deputados da Assembleia da República, 15 eram ministros do governo de Lazarus Chakwera, dando uma radiografia da insatisfação dos eleitores com o desempenho do executivo antes destas eleições.

De acordo com os resultados oficiais divulgados pela Comissão Eleitoral do Malawi, dos 229 mandatos, o partido DPP conquistou 82, superando largamente o Partido do Congresso do Malawi (MCP), que alcançou apenas 52 lugares.

Os candidatos independentes também fizeram grandes progressos, conquistando 69 assentos.

O partido UTM garantiu 8 deputados, UDF 4, AFORD 3, o mesmo número assegurado pelo PP, enquanto que as outras formações políticas conquistaram 1 lugar cada.

A vitória do DPP surpreendeu nestas eleições, pois foi além dos seus bastiões tradicionais, atingindo regiões há muito dominadas pelo MCP.

Tanto na região sul como na região Leste, o MCP conseguiu conquistar apenas um lugar cada, enquanto o DPP conquistou 12 lugares em áreas anteriormente consideradas espinha dorsal do partido de Lazarus Chakwera.

Os analistas afirmam que os resultados sinalizam um drástico realinhamento político e a erosão da influência do MCP.

O fraco desempenho deste partido, após ter liderado o governo e a Assembleia da República no último mandato, tem sido atribuído à insatisfação generalizada com a governação e a derrapagem económica com que o país se depara.

O Presidente eleito Arthur Peter Mutharika saudou o resultado como uma vitória não só para o DPP, mas também para a unidade nacional, prometendo governar o Malawi de forma inclusiva.

Com o DPP a controlar tanto o executivo como o legislativo onde tem maior bloco parlamentar, os observadores políticos esperam que o novo governo exerça uma influência significativa no avanço da sua agenda de trabalho.

O resultado consolida o ressurgimento do DPP no panorama nacional, ao mesmo tempo que deixa o MCP perante um período de profunda reflexão com necessidade duma reestruturação urgente, caso queira obter melhores préstimos daqui a cinco anos. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram