
Polícia sul-africana diz que resgatou três jovens do Botswana que tinham caído num suposto esquema de tráfico humano.
O resgate terá ocorrido na última sexta-feira, no Aereporto OR Tambo, em Joanesburgo, mas apenas este domingo foi confirmado pela porta-voz da polícia, Amanda Van Vyk
Ela explicou que as autoridades policiais sul-africanas foram alertadas pela Embaixada do Botswana, em Pretória, que solicitou assistência para localizar três jovens do sexo feminino, que estariam a caminho da Sera Leoa.
As jovens, com idades entre os 20 e 23 anos, foram vítimas de promessas falsas de emprego lucrativo, feitas, nas redes sociais, por quadrilhas ligadas ao tráfico humano.
Amanda Van Vyk explicou que a operação de resgate foi realizada por membros da Interpol e da Unidade de Investigação de Crimes Organizados da África do Sul:
“As informações indicavam que essas vítimas estavam a caminho da África do Sul. Elas foram atraídas pelas redes sociais com promessas de emprego em Serra Leoa. Elas deviam fazer escalas Aereportos de Joanesbugro e Nairobi, tendo como destino final a Serra Leoa. Com base nas informações que recebemos, acionamos os membros da Interpol em Pretória e os detectives da unidade de Investigação do Crime Organizado e conseguimos interceptaar essas três vítimas. Foi realizado um trabalho para garantir que se tratava das vítimas que estávamos a procura e através da colaboração com o Alto Comissário do Botswana conseguimos resgatar as três vítimas “, disse.
As autoridades sul-africanas têm vindo a alertar para a crescente tendência de traficantes de pessoas usarem plataformas de mídia social, para aliciar jovens vulneráveis, com falsas promessas de trabalho lucrativo no exterior.
Semana passada, 17 jovens sul-africanos pediram apoio de Pretória por se encontrarem encurralados em Donbas, para onde foram aliciados para actuarem como mercenários no conflito entre a Ucrania e a Russia, sob promessas de remunerações chorudas.
Em outubro, pelo menos 41 sul-africanos ficaram retidos na fronteira entre a Tailândia e Myanmar, após serem vítimas de anúncios falsos de emprego que prometiam cargos bem remunerados em Bangkok.
Estes sul-africanos acabaram sendo levados para Myanmar, onde ficaram sob o controle de redes de tráfico humano. (RM Johannesburg)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.