
Vinte funcionários do sector de saúde foram expulsos este ano devido ao envolvimento em esquema de roubo de medicamentos, no país.
A informação foi avançada, este sábado, pelo Ministro da Saúde, no balanço da sua visita de trabalho a província de Tete.
Ussene Isse destacou que apesar da redução dos casos, o roubo e contrabando de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde é um dos grandes desafios que o sector enfrente, apelando á denúncia.
“Este envolvimento comunitário em que pedimos as comunidades para denunciar porque elas sabem quem tem medicamentos em casa, quem tem medicamento no mercado, elas conhecem porque vão lá, compram medicamentos e vão apanhar injecções nas casas. Se eles colocarem o problema, que o fulano está a fazer isto, é o sítio que está para acontecer isto, nós iremos tomar medidas urgentes para controlar e acabar com isso. O segundo aspecto importante também, é o reforço das nossas inspecções farmacêuticas; pedi aos colegas aqui que é preciso visitar, fazer o acompanhamento e nós felizmente, temos o nosso sistema electrónico de controlo de medicamento no sector”, afirmou.
O Ministro da Saúde disse que mediante esta situação, o sector decretou tolerância zero a todos os casos de envolvimento de funcionários no roubo e contrabando de medicamentos e estão em curso medidas para minimizar estas situações. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.