
Perto de três milhões de pessoas poderão ser afectadas por cheias ou inundações na presente época chuvosa, no país.
Deste número, quinhentas mil pessoas são das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.
O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastre garante que a evacuação da população que vive em zonas de risco, será realizada após a conclusão da monitoria dos níveis de água na presente época chuvosa.
A informação foi partilhada, esta sexta-feira, pela Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres-INGD, durante a reunião do Conselho Técnico de Gestão de Desastres.
“Consoante a monitoria que vai sendo pelo Instituto Nacional de Meteorologia, assim com a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, eles vão nos actualizar-nos para dizer, efectivamente, quando é que nós poderemos iniciar com a evacuação das pessoas das zonas de risco para zonas mais seguras”, disse.

Na ocasião, Luisa Meque disse que os cenários de queda de chuva normal e acima do normal, no Sul do país, exigem a tomada de medidas e posicionamento no terreno.
Entretanto explica que decorrem acções de sensibilização para que a população esteja segura. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.