
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, pediu, esta quinta-feira, mecanismos que permitam o fornecimento e distribuição de bens essenciais para conter a subida de preço por escassez de oferta na província de Gaza, uma das severamente afectadas pelas cheias e inundações.
"A procura é maior, há sem dúvidas o aumento de preço. Então há um problema que tem a ver com aumento de preços de produtos, sobretudo de primeira necessidade, em Gaza, principalmente Xai-Xai, Chibuto, na zona alta onde as pessoas estão e em todas as zonas [para] onde as pessoas [se] deslocaram", disse Daniel Chapo, durante a reunião de montagem de uma Sala de Operações de Emergência, na Presidência da República.
Face a este cenário, o Chefe do Estado orientou para que a Sala de Operações estabeleça um diálogo directo com outros pelouros governamentais, com vista à definição de mecanismos que permitam aos fornecedores e distribuidores de bens essenciais — como arroz, feijão, farinha, óleo alimentar e outros produtos da cesta básica — aumentarem a oferta nesses mercados locais.
A Sala de Operações, cujo estabelecimento ocorre dias depois da decretação, pelo Conselho de Ministros, da Situação de Emergência, tem como missão primordial centralizar a coordenação interinstitucional, monitorizar a evolução da situação no terreno e “garantir uma resposta célere, eficaz e integrada às necessidades das populações afectadas por chuvas intensas, inundações e cheias que afectam as regiões Sul e Centro”, refere uma nota da Presidência da República. (RM /NOTÍCIAS)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.