
Líder da Aliança Democrática, John Steenhuisen, abandona o cargo em Abril próximo.
O líder do segundo maior partido político sul-africano, John Steenhuisen, confirma que não vai concorrer a um terceiro mandato, no congresso agendado para o próximo mês de Abril.
Isto significa que o consulado de Stenhuisen, iniciado em 2019, termina com a eleição do novo líder, na próxima reunião magna desta formação política.
Apesar de relatos de desentendimentos internos, Steenhuisen preferiu dizer que cumpriu a missão de transformar a Aliança Democrática de um partido regional para um partido nacional:
“Cumpri tudo o que prometi ao meu partido quando fui eleito Líder, pela primeira vez, em 2019. Assumi com orgulho a liderança do partido quando as sondagens internas atribuíam-nos apenas 16 por cento e depois de os meios de comunicação social terem declarado a morte da Aliança Democrática. Os capítulos anteriores da história da Aliança Democrática foram marcados pela ascensão do partido à oposição oficial e pela entrada no governo provincial do Cabo Ocidental. O meu mandato será recordado por conduzir o partido ao governo nacional e colocar a África do Sul num novo caminho rumo à prosperidade. Não me interpretem mal: este não é o fim da linha para a Aliança Democrática, nem para mim”, disse.
John Steenhuisen assegurou que vai continuar a exercer o cargo de ministro sul-africano da Agricultura, tendo como enfoque o combate a febre aftosa:
“No tempo que resta deste mandato, dedicarei todo o meu tempo e energia, enquanto Ministro da Agricultura, para combater o surto de febre aftosa, o mais devastador que o nosso país já viu e a promover a vacinação em massa para garantir que este seja o último surto de febre aftosa que o nosso país vai enfrentar. Depois de liderar a Aliança Democrática rumo ao Governo de Unidade Nacional, o meu próximo capítulo deverá ser erradicar esta doença devastadora das nossas terras, de uma vez por todas “,frisou.
Nos últimos meses, John Steenhuisen teve divergências públicas com colegas de direcção, patrocinadores e membros influentes do Partido, que acusam o actual líder da Aliança Democrática de ter sido capturado pelo ANC.
Na lista de sucessão de Steenhuisen figura o actual edil da cidade do Cabo, Geordin Hill-Lewis. (RM Johannesburg)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.