
O bailado “A Dança da Poligamia” regressao ao palcos, desta vez vai a província de Gaza, no próximo dia 21 de Novembro, às 18 horas, na Escola Secundária de Xai-Xai.
Produzido pela VINA Produções, o espectáculo estreou em 2023 na cidade de Maputo e é da autoria e direcção artística de Casimiro Nhussi, que, através desta criação, explora a riqueza das artes cénicas, reunindo teatro, poesia, música e dança.
A obra propõe, pelo corpo, pela representação e pela oralidade, uma reflexão sobre um fenómeno cultural de matriz africana que permanece presente na sociedade contemporânea: a poligamia. No palco, convergem múltiplas visões e perspectivas dos artistas, ligando o contexto histórico desta prática às realidades dos dias de hoje.
Para Casimiro Nhussi, “A Dança da Poligamia é uma chuva de movimentos melódicos, de sentimentos profundos que traduzem as emoções complexas de maridos e mulheres. É um canto, um poema amoroso, que ecoa nas teias emocionais do ser humano. Reúne canções religiosas e culturais, podendo ser interpretada tanto emocional como intelectualmente.”
Além do seu valor artístico, o bailado pretende também suscitar uma reflexão crítica sobre os impactos da poligamia nos direitos fundamentais da pessoa humana, explorando possíveis tensões entre tradição, lei e género, e questionando o lugar da tradição na sociedade actual de Moçambique.(X)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.