“A Figura de John Magufuli vai inspirar novos líderes da Tanzania”- Presidente Nyusi

Publicado: 19/03/2021, 12:16
Categoria:

A figura do Presidente tanzaniano, John Magufuli, falecido, esta quarta-feira, vítima de doença, vai inspirar novos líderes naquele país, na região e em África.

A convicção é do Presidente da República, Filipe Nyusi.

O Chefe do Estado moçambicano falava, esta quinta-feira, em Nampula, numa mensagem de condolências pela morte do seu homólogo tanzaniano.

Filipe Nyusi disse que sempre manteve uma relação de cordialidade com John Magufuli e lembra os últimos entendimentos alcançados, entre as partes, no âmbito da cooperação bilateral e regional.

As relações de amizade entre Moçambique e Tanzânia remontam ao período anterior à independência nacional, com este país a ser o palco da criação da Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO.

É precisamente por isso que o Secretário-geral desta formação política, Roque Silva, manifesta dor e consternação face à morte de John Magufuli, igualmente membro do Chama-Chama Pinduzi, partido que mantêm relações de amizade com a Frelimo.

O analista político e comentador da Rádio Moçambique, Egídio Vaz, diz que a morte de John Magufuli afecta os moçambicanos por três razões.

Uma relação marcada, nos últimos tempos, pelo interesse de cooperação no combate ao terrorismo.

Egídio Vaz entende que, mesmo com a morte do Presidente tanzaniano, este desígnio vai permanecer intacto.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, morreu esta quarta-feira, em Dar-Es-Salaam, aos 61 anos de idade, devido a uma doença cardíaca, depois de semanas sem ter sido visto em público, levantando suspeitas de infecção por COVID 19.

Magufuli negava, no entanto, a existência do novo coronavírus no país, afirmando que a Tanzânia estava “livre” da Covid-19, em virtude das orações dos tanzanianos. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram