“A província de Cabo delgado está a reerguer-se “  -PM

Publicado: 12/11/2022, 22:37
Categoria:

O Primeiro-ministro avalia positivamente o desempenho do governo de Cabo Delgado, pese embora esteja a enfrentar desafios decorrente da acção terrorista e de outros de ordem natural.

Falando na tarde deste sábado, na cidade Pemba, em conferência de imprensa, que marcou o fim de sua visita de trabalho, que vinha efectuando aquela parcela do país, desde última quinta-feira, Adriano Maleiane disse que de uma maneira geral a província está a reerguer-se.

Referindo-se especificamente da reconstrução, Maleiane sublinhou que o trabalho no terreno é visível, com o envolvimento do sector privado e das famílias, que voluntariamente vão regressando às suas zonas de origem.

“ Em Palma, por exemplo, vi obras que estão sendo realizadas, é verdade, mas vi o movimento, a economia a funcionar, o comércio a  funcionar, fomos visitar duas estâncias de restauração. Só isso deu a certeza de que as pessoas estão empenhadas na reabilitação, está havendo reconstrução mas há muito ainda por se fazer. O importante é continuarmos a criar condições para aquilo que dissemos, restabelecer a administração, criar infra-estruturas mínimas para as pessoas voltarem gradualmente“, disse.

Adriano Maleiane disse que o desembolso lento de recursos financeiros, por parte dos doadores não está a acompanhar o ritmo acelerado que se pretende dar ao processo de reconstrução da província de Cabo Delgado.

O Primeiro-ministro aproveitou a ocasião para replicar a mensagem do perdão do Presidente da República, Filipe Nyusi, aos terroristas arrependidos, para se entregarem voluntariamente às autoridades.

Em Cabo Delgado, Adriano Maleiane, para além de monitorar a execução do Plano Económico e Social da província, a sua vinda tinha igualmente o propósito de se apresentar na qualidade de Primeiro-ministro da República de Moçambique, cargo que ocupa desde Março deste ano. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram