A sofrida despedida de Papa Francisco ao "fiel amigo de Cristo"

Publicado: 06/01/2023, 0:27
Categoria:

Dando sinais de desconforto físico ao erguer-se, e mais encurvado do que habitual, o Papa Francisco despediu-se hoje de Bento XVI, na primeira missa fúnebre celebrada por um sumo pontífice ao seu antecessor em dois séculos.
"Bento, fiel amigo do Esposo [Cristo], que a vossa alegria seja perfeita em ouvir a Sua voz definitivamente e para sempre", disse o Papa Francisco ao concluir a sua homilia, centrada nas qualidades do Papa Bento XVI, e depois de ler uma passagem do Evangelho de Lucas que fala da crucificação de Cristo.
Esta foi a primeira homilia fúnebre de um Papa ao seu antecessor desde 1802, quando Pio VII celebrou o funeral de Pio VI, segundo a Vatican News.
Hoje no adro da Praça São Pedro, os sinos fúnebres receberam o caixão de Bento XVI, tal como bandeiras de diversos países e até da região alemã da Baviera; em algumas tarjas lia-se "Santo já", num apelo à beatificação do papa emérito, que morreu sábado aos 95 anos.
Durante toda a missa - celebrada em vários idiomas, incluindo português e alemão - a praça parecia reflectir a compostura que Bento XVI teve em vida.
Duas telas gigantes transmitiram imagens do interior da basílica para as cerca de 50.000 pessoas que, segundo a Santa Sé, vieram assistir presencialmente ao funeral do papa emérito e que acompanharam as celebrações por um livro de cerimónias distribuído pelo Vaticano.
A despedida de Bento XVI juntou também chefes de Estado de todo o mundo, incluindo o Presidente italiano, Sergio Mattarella e a primeira-ministra Giorgia Meloni e os seus homólogos Frank-Walter Steinmeier e Olfa Scholz. De Portugal veio o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e de Espanha a rainha emérita Sofia.
Muitos rostos estavam cobertos de lágrimas no final, quando o Papa Francisco abençoou o caixão, antes de este ser levado para longe do olhar dos fiéis.
Entre aplausos, ergueram-se bandeiras, incluindo da Alemanha, país natal do papa emérito, e tarjas que, em alemão, tinham inscrito "obrigado Bento XVI". (RM /NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram