“Acções terroristas em C. Delgado constituem afronta à segurança colectiva da SADC”- PR

Publicado: 08/04/2021, 20:32
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou em Maputo que as acções terroristas em Cabo Delgado constituem uma afronta à segurança colectiva da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), aos valores da democracia do estado de direito e ao respeito pelos direitos humanos e liberdade dos cidadãos.

 

Filipe Nyusi falava no fim da cimeira da dupla troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que teve lugar esta quinta-feira, em Maputo.

Filipe Nyusi, que é igualmente presidente em exercício da SADC, afirmou que os ataques terroristas dos últimos dias demonstraram que a segurança é também uma responsabilidade partilhada.

“ Há que estabelecer um controlo mais rigoroso nas fronteiras. Uma melhor cooperação policial e judicial para detectar e perseguir suspeitos, temos que encontrar formas acertadas capazes de impedir o financiamento ao terrorismo. Temos que promover com rigor o combate ao crime organizado e contrariar a radicalização, entre outros. Os terroristas e criminosos são também nossos cidadãos que se juntam aos agressores de outras partes de África e do mundo; usam falsas identidades para evitar as autoridades fronteiriças e policiais, o que revela a importância da partilha efectiva de informação entre os organismos competentes “, frisou.

  O Estadista moçambicano e presidente em exercício da SADC afirmou ainda que o combate ao terrorismo, com o potencial de desestabilizar toda a região da SADC, exige dos líderes políticos a tomada de medidas colectivas para prevenir novos ataques.

Para além do Chefe do Estado moçambicano, a cimeira da dupla troika da SADC realizada esta quinta-feira, em Maputo, contou com a participação dos Presidentes da África do Sul, do Botswana, do Zimbabwe, do Malawi, do representante da Chefe do estado da Tanzânia e da Secretária Executiva da SADC. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram