Acidentes de viação matam pelo menos 35 pessoas: PR endereça condolências

Publicado: 18/08/2025, 20:53
Categoria:

Dois acidentes de viação mataram, na manhã de hoje (18), pelo menos 35 pessoas, nos distritos de Manhiça e Chongoene, províncias de Maputo e Gaza respectivamente.

‎O acidente da Manhiça matou pelo menos 24 pessoas no local e os feridos foram socorridos para o Hospital Distrital da Manhiça, enquanto os corpos foram levados para a morgue daquela unidade sanitária.

A viatura que se envolveu no sinistro circulava no sentido Gaza-Maputo; um semi-colectivo de passageiros de 15 lugares, que se precipitou depois para um riacho, na zona de Ka-Zabela, distrito da Manhiça

A informação foi facultada pelo administrador do distrito da Manhiça, Matias Parruque, que disse ser uma situação lamentável, sobretudo porque este é o segundo sinistro em menos de três dias na mesma zona.

Lamentou ainda os constrangimentos que se registam para a conservação dos corpos na morgue por ter atingido o limite da sua capacidade.

A fonte disse não haver informação detalhada sobre as causas do sinistro, uma vez que o condutor não está em condições de se comunicar devido aos ferimentos.

‎Já na província de Gaza, o sinistro matou pelo menos 11 pessoas, enquanto outras oito ficaram gravemente feridas, em resultado de um acidente de viação envolvendo um camião, que fazia o trajecto Inhambane/Xai-Xai e um transporte semi-colectivo de passageiros, no sentido contrário , na manhã de hoje, em Maciene, distrito de Chongoene, em Gaza.

Os corpos das vítimas foram trasladados para a morgue, e os sobreviventes foram socorridos para o Hospital provincial de Xai-Xai.
Segundo o director do departamento de Medicina Geral no Hospital Provincial de Xai-xai, Stelio Tamele, os 11 óbitos são extra-hospitalares. No hospital deram entrada seis pacientes, dos quais dois são menores e os restantes são adultos.

O relatório médico indicou que dois pacientes apresentaram traumatismo crânio-encefálico grave, um com traumatismo cefálico simples, um com traumatismo cefálico facial, outro com ponto de colisão e, por fim, uma pessoa saiu ilesa.

“Dois pacientes foram para os cuidados intensivos e três serão submetidos ao serviço de cirurgia, dependendo da evolução do seu estado clínico, poderão ser transferidos para o Hospital Central de Maputo”, disse Tamele.

O porta-voz da polícia do comando provincial de Gaza, Carlos Macuácua, confirma o sinistro referindo que o automobilista do transporte de passageiro, teria executado uma ultrapassagem irregular o que veio a provocar a colisão do veículo com um outro pesado de mercadoria.
Face ao recrudescimento de casos da sinistralidade rodoviária, o oficial da polícia recomendou prudência e uma condução defensiva, principalmente aos transportadores de passageiros, quando se fizerem à via pública

O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou condolências às famílias das vítimas mortais de acidentes de viação e pediu maior prudência aos condutores que se fazem a via pública.  

‎”Está manhã recebemos uma notícia triste de um acidente de viação, na província de Gaza, concretamente no distrito de Chongoene (…) ceifou a vida dos nossos irmãos. ‎Queríamos aproveitar este momento para prestar condolências às famílias enlutadas na sequência desse acidente de viação”, disse Chapo, que falava em Tete, durante a abertura do XII Festival Nacional da Cultura (FNC).

‎Como forma de evitar que situações sinistras se repitam ao nível do território nacional, Chapo apela prudência e observância das regras de trânsito aos condutores que entram na estrada. 

‎”Queremos apelar para que os condutores que se fazem a via pública, conduzam com prudência, que sem transgressão as regras de trânsito”, apelou.

‎Paralelamente, o Chefe do Estado lamentou a morte dos artistas que, infelizmente, terão perecido no intervalo de tempo desde a realização da XI edição do FNC, em 2023,  até a presente edição, dois anos depois.

‎Chapo também lamenta a morte de vários moçambicanos na província nortenha de Cabo Delgado, vítimas de incursões terroristas.(RM/AIM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram