ADPP e parceiros lançam projecto “USAID/Apoiar a Ler” na Província de Nampula

Publicado: 12/11/2020, 12:26
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O Consórcio de Implementadores liderado pela ADPP e constituído pela Associação para a promoção do Desenvolvimento Rural (APRODER), h2n e a Universidade Rovuma (UniRovuma), em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), lançou oficialmente na semana finda, na cidade de Nampula, o projecto denominado “USAID/Apoiar a Ler!”, uma iniciativa financiada pela Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

 

O projecto de “Engajamento Comunitário do Ensino Bilingue” visa a melhoria da qualidade do ensino e os resultados educativos das crianças através da mobilização dos pais e encarregados de educação. O projecto terá a duração de três anos e será implementado pelo consórcio liderado pela ADPP.

A implementação do novo projecto orçamentado em 2,684,980.45 de Dólares, vai abranger doze distritos da província de Nampula (Moma, Mogovolas, Malema, Lalaua, Ribaué, Mecuburi, Rapale, Monapo, Mussoril, Eráti, Memba e Murrupula) e um total de 750 escolas primárias, e espera alcançar a 350 mil crianças e engajamento de 700 mil membros das famílias das crianças beneficiárias, 7,500 líderes comunitários, 12 mil professores e 3750 voluntários na comunidade designados “Apaixonados pela Aprendizagem”.

A cerimónia do lançamento foi presidida pelo chefe do Departamento Pedagógico, Eusébio Cocoliua, em representação do Governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues e, contou com a presença da Directora Nacional do Ensino Primário, Gina Guibunda, quadros da Direcção Provincial da Educação de Nampula, doze Directores Distritais onde vai operar o projecto, Assessor Provincial da USAID, Raju Lourenço; da Directora Executiva da ADPP, Birgit Holm e demais convidados.

Intervindo no discurso de lançamento, o representante do Governador, o Sr. Eusébio Cocoliua, demostrou o seu apreço pela iniciativa e reconhecimento pelo facto de os distritos abrangidos pelo projecto serem do interior da província, algo que não era comum nos anos anteriores.

“Aos poucos, vamos melhorando significativamente a qualidade do ensino nas zonas rurais, onde vive a maioria do nosso povo. As nossas portas estão abertas a todos quantos queiram dar o seu contributo na melhoria das condições de vida do nosso povo, a começar pelo sector da educação. Os vários Projectos de cooperação implantados na nossa província têm que fazer um pouco mais, a fim de apoiar os esforços do Governo na promoção do desenvolvimento local, prestando melhores serviços e criando condições condignas para a aprendizagem das crianças.

Estamos cientes que o Governo não pode fazer tudo sozinho. Precisa de mais parceiros como o Projecto USAID/Apoiar a Ler que prioriza acima de tudo a população mais desfavorecida”-  referiu-se o representante do governador.

Por sua vez, Birgit Holm, , dirigindo-se aos presentes, reiterou a responsabilidade confiada a sua organização na qualidade de líder do consórcio de implementação do projecto durante os próximos três anos.

“ A ADPP está muito entusiasmada por liderar este projecto. Com vasta experiência na área da Educação, a ADPP e os seus parceiros esperam, ao longo dos próximos três anos, alcançar resultados que possam ter um impacto significativo nos distritos onde vamos operar” disse Birgit.

“Com a entrada do projecto nos doze distritos abrangidos, nós acreditamos que se a conscientização dos pais e da comunidade sobre as oportunidades e benefícios da aprendizagem das línguas maternas aumentar, sua participação e engajamento na promoção da educação bilingue e nas habilidades da leitura e escrita dos seus filhos aumentarão. Ao mesmo tempo, se as comunidades estão cientes da importância da educação das raparigas e seus benefícios para as famílias melhoram a protecção dos direitos das crianças, a participação da raparigas na escola aumentará. ”enfatizou a dirigente.

A iniciativa enquadra-se no âmbito dos esforços da USAID no apoio ao sector da educação no país, sobretudo na promoção do Ensino Bilingue como estratégia para aumentar as competências de leitura E escrita nas classes iniciais e o desempenho escolar dos alunos no ensino primário.(RM)

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