África do sul. Adiada escolha de candidatos para liderança do ANC

Publicado: 08/09/2022, 7:22
Categoria:

Na África do sul,o processo de escolha de candidatos para a liderança do ANC só vai iniciar depois da reunião do Comité Executivo Nacional, agendada para domingo próximo.
Este processo deveria ter iniciado ontem, com o arranque das conferências das filiais do partido espalhadas pelo país.
O ANC justifica o adiamento com a necessidade de conclusão do trabalho de auditoria, actualmente em curso.
O relatório de auditoria vai ser apreciado e adoptado pelo Comité Executivo Nacional, o poderoso órgão decisório do Congresso Nacional Africano, que se reúne domingo.
Próxima semana as mais de três mil filiais do ANC, vão iniciar o processo de nomeação de candidatos para a liderança do partido, designadamente ao presidente e vice-presidente, bem como candidatos para o próximo comité executivo nacional.
A eleição final vai acontcer na quinquagésima quinta Conferência nacional do ANC, que vai ter lugar em Dezembro próximo.
Apesar de o processo de nomeaçoes ainda não ter iniciado oficialmente, já há filiais provinciais do ANC que publicamente anunciaram o apoio á recondução de Cyril Ramaphosa.
Trata-se das representaçoes do ANC nas provincias de Cabo Oriental, Limpopo, Cabo Ocidental e North West.
Até agora não é conhecida nenhuma candidatura, para fazer frente a Ramaphosa na corrida pela liderança do ANC. Porém, o próprio Ramaphosa está refém do desfecho do caso de roubo de avultadas somas de dinheiro, na sua fazenda em Phala Phala, na província de Limpopo.
Se fôr acusado pela justiça, Cyril Ramaphosa não poderá concorrer para a liderança do partido, em cumprimento de uma das decisões da conferência nacional de dois mil e dezassete.
Ao que tudo indica, haverá muita concorrencia para o posto de vice-presidente do ANC.
Nos bastidores do partido, vão sendo lançados vários nomes, a exemplo de David Mabuza, actual vice-presidente; Paul Mashatile, actual tesoureiro e a ocupar interinamente as pastas de secretario-geral e secretário-geral adjunto do partido; Ronald Lamola, antigo vice-presidente da liga juvenil e actual Ministro da Justiça e Serviços Correcionais.
A lista nos bastidores integra ainda os nomes de Zweli Mkhize, antigo ministro da Saúde; Mmamoloko Kubay, actual ministra dos Assentamentos Humanos e Lindiwe Sisulu, actual ministra do Turismo ( RM Pretória).

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram