O ANC diz que vai tomar medidas contra dois membros seniores após recentes declarações públicas que se entende terem manchado a imagem e a reputação do partido.
No último domingo, Malusi Gigaba, que já foi ministro das Finanças, apareceu numa entrevista a afirmar que a Comissão Nacional Executiva do ANC perdeu o rumo e carece de uma direcção clara, argumentando que o Governo de Unidade Nacional deveria ter excluído completamente a Aliança Democrática.
Já o suspenso ministro da Polícia, Senzo Mchunu, disse em Kwazulu-Natal que o ANC estava á beira do colapso. Mchunu atribuiu os actuais problemas do ANC ao que chamou de arrogância e a não valorização dos eleitores.
Na noite desta segunda-feira, o ANC emitiu um contundente comunicado, no qual a porta-voz Mahlengi Bhengu, diz que as declarações de Gigaba e Mchunu representam uma violação flagrante dos protocolos de comunicação interna do partido e mina a disciplina fundamental do movimento.
O ANC acrescenta que os dois agiram sem qualquer mandato das estruturas do partido e que as declarações deles difamaram o carácter e a unidade do ANC, ao terem dito que o partido estava dividido; que era incoerente e que estava em colapso.
Entende o ANC que tais declarações servem a agenda estratégica da contra revolução e enfraquecem a confiança do povo em relação ao partido.
O ANC distancia-se dos pronunciamentos de Gigaba e Mchunu, justificando que comentários não reflectem as opiniões de nenhuma estrutura legítima do partido.
O comunicado sublinha o que disseram os dois membros seniores deve ser visto como um ataque oportunista à imagem colectiva, à credibilidade e à coesão do ANC.
O partido destaca que que é um movimento revolucionário, guiado pelos princípios do centralismo democrático e liderado por estruturas disciplinadas.
O ANC faz notar no documento que vai tomar as medidas necessárias para corrigir o comportamento de Malusi Gigaba e Senzo Mchunu. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.