As autoridades da África do Sul anunciaram hoje medidas de segurança "máxima" para a Cimeira dos BRICS, a realizar na próxima semana em Joanesburgo, capital económica do país.
"O plano de segurança contempla vários sectores, incluindo transportes, acomodação, controle de tráfego, segurança marítima, fronteiras terrestres e aéreas", declarou em conferência de imprensa, em Pretória, Tebello Mosikili, que co-preside à Estrutura Nacional Conjunta de Segurança e Inteligência (Natjoints, no acrónimo em inglês).
"Mobilizámos o máximo de recursos de todos os departamentos governamentais envolvidos no planeamento deste evento, juntamente com várias agências da Lei e Ordem (…) que incluirá mais agentes no terreno", indicou.
A oficial da polícia sul-africana vincou que "quaisquer ameaças ou interrupções serão tratadas decisivamente dentro do âmbito da lei".
A cidade de Joanesburgo vai acolher de 22 a 24 deste mês no Centro de Convenções de Sandton, no subúrbio com o mesmo nome no norte da cidade e o mais rico do país, a organização da 15.ª Cimeira de chefes de Estado e de Governo do grupo de economias emergentes BRICS -- Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A cimeira contará com a presença de vários chefes de Estado, excluindo o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, que se fará representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e deverá participar por vídeo-conferência.
As autoridades de segurança sul-africanas indicaram que além de "alta visibilidade policial a pé, motorizada, a cavalo, e com patrulhas aéreas", o acesso ao centro de Sandton será limitado para os moradores locais.
"O espaço aéreo num raio de duas milhas náuticas e cinco mil pés acima do nível do mar do local da conferência será restrito entre as 08:00 de domingo e as 00:00 de quinta-feira, 24 de agosto", indicou Tebello Mosikili.
"Essa restrição também vigora para 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados]", salientou a autoridade policial sul-africana, acrescentando que "a África do Sul está apta para garantir um evento seguro". (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.