A Comissão Eleitoral Independente da África do Sul diz ter tempo suficiente para preparar as sétima eleições gerais e provinciais.
É a reacção do órgão que gere as eleições na terra do rand, após o anúncio, esta terça-feira, pelo Presidente, Cyril Ramaphosa, de que o escrutínio será no dia vinte e nove de Maio próximo.
O director de Operações Eleitorais disse que a Comissão Eleitoral Independente vai agora ajustar e seguir o calendário, que inclui a proclamação oficial do 29 de Maio como data das sétima eleições na África do Sul e o encerramento do recenseamento eleitoral online, que ainda está em curso.
Estão previstos encontros com os partidos políticos e candidatos independentes para o acerto de todos os procedimentos relativos ás próximas eleições.
Os partidos políticos sul-africanos reagiram com satisfação á marcação da data das eleições.
O Congresso Nacional Africano, no poder desde 1994, disse que sempre esteve preparado e está convicto de que vai voltar a formar governo depois das eleições de 29 de Maio próximo.
O ANC vai lançar o seu manifesto eleitoral no próximo sábado, numa mega-cerimónia agendada para a cidade de Durban.
A Aliança Democrática, maior partido na oposição, também disse estar pronta para as eleições. O DA diz que as próximas eleições serão históricas e considera que o manifesto eleitoral lançado, no último fim-de-semana, foi bem recebido pelo eleitorado.
Por seu turno, o Partido dos Combatentes da Liberdade Económica, de Julius Malema, emitiu um comunicado no qual diz que as eleições de 29 de Maio próximo marcam uma oportunidade para todos os sul-africanos colocarem o fim á governação do ANC.
Após um longo suspense o Presidente Cyril Ramaphosa indicou, esta terça-feira, que as eleições serão no dia 29 de Maio.
O Presidente diz que marcou a data depois de consultar a Comissão Eleitoral Independente e os nove governadores provinciais.
Ramaphosa lembra que as eleições deste ano coincidem com a celebrações da liberdade e da democracia, daí o apelo aos sul-africanos para que participem activamente nas próximas eleições. (RM /Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.