África do Sul.  Comissão Eleitoral investiga vazamento de listas de candidatos do ANC e Umkhoto We Sizwe para as eleições gerais

Publicado: 11/03/2024, 8:47
Categoria:

A Comissão Eleitoral Independente da África do Sul diz que está a investigar as circunstâncias em que  vazaram as listas de candidatos dos partidos ANC e Umkhoto We Sizwe, para as eleições gerais e provinciais de 29 de Maio próximo.

É que as listas foram submetidas ao órgão eleitoral, de onde se presume ter partido o vazamento, para as redes sociais e para alguns meios de comunicação sul-africanos.

A preocupação do ANC e do Umkhoto We Sizwe tem que ver com o facto de as listas, que vazaram, incluírem informações pessoais dos candidatos.

A Comissão Eleitoral Independente confirmou que iniciou um processo interno, para determinar a origem do vazamento.

Acrescentou que  relatou o incidente ao Regulador de Informações, no quadro da Lei de Protecção de Informações Pessoais.

No  sábado, o secretário-geral do ANC, Fikile Mbalula, disse que  divulgação  não autorizada das suas listas de candidatos era uma questão de grande preocupação, porque viola a Lei  e, sobretudo,  porque põe em causa a reputação da Comissão Eleitoral Independente.

No entanto, o Congresso Nacional Africano,  através do Presidente Cyril Ramaphosa, disse que, apesar do vazamento das listas de candidatos, o partido está  confiante no trabalho da Comissão Eleitoral Independente:.

 “Alguém na Comissão Eleitoral  vazou as listas antes que  ela pudesse examiná-las e antes  de acionar os seus próprios mecanismos para disponibilizar as listas publicamente.Temos estado em discussões com a Comissão Eleitoral, e eles informaram-nos que foi  uma falha. Continuamos a ter confiança na capacidade da Comissão Eleitoral  para lidar com todas as questões eleitorais, incluindo a relacionada com as  listas. Eles nos deram uma explicação e estamos satisfeitos com isso. Dentro dos seus mecanismos de funcionamento, eles vão descobrir quem fez isso, como aconteceu e porquê “disse o Presidente do ANC, Cyril Ramaphosa reagindo ao caso de vazamento de listas de candidatos para as próximas eleiçioes.

A submissão de candidaturas terminou na passada sexta-feira.

Dados preliminares apontam que 115  partidos apresentaram candidaturas para disputar assentos na Assembleia Nacional. Esta longa lista inclui  todos os 14 partidos actualmente representados na Assembleia Nacional. Tambem foram registadas dezasseis candidaturas independentes.

Para as assembleias provinciais, os dados apontam que apresentaram candidaturas 93 partidos sem assento,  os 14 actualmente  representados e 11  candidatos independentes.(RM Pretória)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram