África do sul. Detidos 20 supostos garimpeiros ilegais na província North West

Publicado: 11/10/2022, 10:06
Categoria:

A Polícia Especial de Investigação Criminal deteve vinte supostos garimpeiros ilegais, na província sul -africana de North West.

Uma nota divulgada esta segunda-feira indica que os garimpeiros ilegais, que se supõe seja estrangeiros, foram surpreendidos numa mina fechada em Stilfontein.

Nesta operação, a polícia diz ter apreendido diversas quantidades de armas de fogo, munições, explosivos e dinheiro.

A Polícia especial diz estar a mobilizar várias unidades nas operações que visam combater a mineração ilegal, na África do Sul.

Enquanto isso, a comissão parlamentar de recursos minerais sugere que o governo autorize o exército a se juntar nesta luta contra a mineração ilegal.

Esta comissão entende que pela quantidade e tipo de armas que são apreendas, os garimpeiros ilegais têm, nas suas fileiras, antigos militares nos países de origem.

As autoridades sul-africanos estão convencidas de que a mineração ilegal é praticada por cidadãos oriundos de Moçambique, Zimbabwe e Lesotho.

Há dias a polícia deteve, em Joanesburgo,  seis indivíduos que se acredita serem os responsáveis pela cadeia que envolve a mineração ilegal.

Os seis devem voltar ao Tribunal de Carltonville, em Novembro próximo.

Nessa altura estará claro se entre os detidos há ou não estrangeiros, tal como sugere a acusação do Ministério Público.

A experiencia de uso de militares, por exemplo na patrulha de fronteiras terrestres, parece estar a ter resultados positivos.

Em Setembro passado os militares sul-africanos dizem ter confiscado drogas e outros produtos contrabandeados, no valor de nove milhões de rands.

Também impediram que pelo menos vinte e quatro carros roubados saíssem da África do sul, através das fronteiras com Moçambique, Zimbabwe e Eswatini ( RM Pretória)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram