O Ministério Sul-Africano dos Assuntos Internos diz ter lançado o primeiro lote de autocarros usados para a deportação de imigrantes ilegais, provenientes de países da SADC.
Falando esta quarta-feira, no Posto fronteiriço de Lebombo, o Ministro Leon Schreiber, revelou que, na base desta iniciativa, mais de 200 supostos mineiros ilegais moçambicanos foram já deportados.
Schreiber explicou que o recurso a autrocarros de depottação se enquadra nos esforços do governo sul-africano de estancar os crimes transfronteiriços.
“Este é um investimento na aplicação do estado de direito na África do Sul. Então, quando virem esses autocarros na estrada, saibam que o governo está a trabalhar para o seu povo. Aplicaremos o estado de direito sem medo ou favor. Nossa mensagem é muito clara: damos as boas-vindas a qualquer viajante, a qualquer investidor, a qualquer turista e a qualquer pessoa que queira seguir as nossas leis e ajudar-nos a construir a África do Sul. Não encontrarão um país mais hospitaleiro no mundo que o povo da África do Sul, mas isso é diferente de pessoas que violam nossas leis, pessoas que não querem cumpriras nossas regras, ”disse.
Ainda esta quarta-feira, a Autoridade de Gestão de Fronteiras disse estar preocupada com o aumento de casos de tentativas de entrada ilegal de pessoas na África do Sul, através com a fronteira com Moçambique.
A titulo de exemplo foi dito que, entre 10 de Outubro e 22 de Novembro últimos, cerca de 200 pessoas foram interceptadas, quando cruzavam a fronteira ilegalmente.(RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.